top of page
Buscar
  • Foto do escritorColégioSant'Ana

Gratidão!


Essa semana fomos convidados para dar uma passadinha na Capela do Colégio. E diante do Menino Deus, fazer uma prece em agradecimento por esse ano, pedindo também as bênçãos para o Ano vindouro. Após nossas orações, retirarmos uma singela lembrança em nome das Irmãs e da Família Sant'Ana! E passássemos pela portaria, pois ali teria algo especial para nós.


Era um diploma de gratidão das irmãs para nós! Fiquei tão comovida que me pus a refletir sobre em um pensamento de Ruben Alves." Há escolas que são gaiolas e escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados têm sempre um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam os pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem de voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. só pode ser encorajado."


Eu que agradeço, por fazer parte dessa família desde 2004, quando fui convidada para assumir uma turma. Gratidão por fazer parte de uma escola que é asa e que não ama pássaros engaiolados, o que ela ama são pássaros em voo.


Me senti como um filhotinho da mamãe águia Pronto para voar, não me foi explicado a teoria do voo, ela simplesmente me lançou ninho afora e como a águia, nunca me abandonou para que me esborrachasse no chão. Ela abriu suas asas debaixo de mim para que caísse sobre ela suavemente, e depois tentasse outra vez. E foi assim que aprendi, finalmente, alçar meu voo em direção às alturas.


Foi nessa escola que ama asas, que aprendi que o bom professor é aquele que provoca fascínio nas crianças. Provoca interesse e a partir dele a criança desenvolve o desejo de aprender. Aprendi que educar é encantar, provocar, despertar, estimular, fazer pensar, aprender e ensinar.

Em 2012 voei por outros céus, e nesses meus voos vi poucas escolas que amam asas, em 2019 voltei para minha escola que ama asas, me senti em casa novamente!

Gratidão a Deus por me trazer de volta a esse lugar tão espaçoso, onde posso alçar voos mais alto. Voltei para quem me deu asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.


Professora Eliane Prado



382 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page