Fortalecendo nossa Vocação de Educadores e Educadoras

Atualizado: Set 8


Na agradável manhã desse sábado, dia 05 de Setembro, fomos agraciados com um encontro online para conversar acerca da nossa missão de educar. E foi inspirador!

Através do falar envolvente e cativante do Professor Antônio Boeing, pudemos renovar nossas esperanças e energias. Em seu falar sobre a "Identidade e Missão da Educação Católica", pudemos ressignificar nosso pensar e agir como educadores. O evento "Conectando Redes", foi uma parceria de sucesso entre a Associação Missionária de Beneficência das Servas Missionárias do Espírito Santo e a Editora FTD Educação, bem como com apoio da ANEC e CRB Nacional aos quais agradecemos.

Esse encontro nos faz agradecer pelas parcerias estabelecidas, pelas conexões, pelas contribuições de cada um dos envolvidos educadores e educadoras, pois partilhamos dos mesmos sonhos, desejos e objetivos. "Nossa grande paixão é a educação, buscamos não só ensinar, mas sobretudo evangelizar. Bem sabemos que sem paixão, não há educação! Então, educamos para o Amor e com o amor ao Evangelho”, afirmou o professor Boeing.


É notório que o atual momento é de fragilidade social, o que faz com que o papel do educador se ressignifique. Assim nesse momento nos tornamos mais dinâmicos, efetivos e afetivos. Nossa missão vai além de ensinar e educar, somos articuladores! Ensinamos sob a luz do Carisma, guiados pela Trindade, e quem se encontra com a Trindade se torna um educador envolvente, cativante e repleto da graça divina. "Nosso diferencial, enquanto escola católica está fundamentado na Espiritualidade, deixando evidente nossa função social. Desse modo, podemos reconhecer que "o melhor lugar do mundo é onde Deus nos quer!" (Madre Maria).


Nós não fazemos Educação como todo mundo faz. Fazemos educação com especificidade, fazemos educação com Carisma, com espiritualidade. Nós conectamos corações a partir do Carisma Missionário. Educar é nossa missão, conectamos famílias, valores, orações e corações.

E se o momento parece ser único e delicado, e se nos sentimos pequenos, separados e distantes fisicamente, em contrapartida, estamos juntos e conectados pelo amor por educar. Juntos, vamos tornar tudo isso grande, único e inspirador. Somos capazes de coisas grandes quando agimos juntos, quando agimos pelo amor, quando agimos impulsionados pela fé.


Educar é caminhar de mãos dadas, e hoje recebemos um novo alento. Recebemos um novo despertar para nossa missão de educar, através do Carisma Missionário. Educar é evangelizar, educar é cuidar. É necessário que saibamos ressignificar nossas ações como educadores, aprimorar nosso olhar, lapidar nossas ações, validar nossa fé. Desse modo, poderemos abraçar nosso presente de forma serena, e assim, enfrentar a realidade de modo leve e criativo.


Hoje fomos motivados a agir como educadores que inspiram, como educadores que fazem a diferença, como educadores que provocam efervescência social, que ensinam e formam sujeitos críticos, conhecedores dos seus direitos e responsabilidades sociais e afetivas. Fomos provocados a formar cidadãos mais humanos, justos e cheios de fé, mas acima de tudo, cidadãos com esperança.


Educar, é conciliar sabiamente fé, razão e coração. É fazer desse tripé o equilíbrio. Possivelmente, essa seja a palavra do momento, equilíbrio. Faz-se necessário educar, amar, compreender, ensinar, mas sobretudo, é necessário ter equilíbrio em todas as ações. Uma vida equilibrada é uma vida plenamente feliz, há quem diga que o segredo da felicidade esteja exatamente no justo meio.


Hoje, nós educadores somos gratos. Gratos por essa manhã, gratos pela partilha! Cremos que agora temos um novo ardor para impulsionar a jornada e para fortalecer a caminhada. Hoje, agradecemos pelas palavras, pelas orientações, pelas inspirações. Hoje, com o coração aberto e impulsionado pelo Espírito Santo, queremos ser instrumento de um novo tempo. Um tempo de esperanças e de conquistas, um tempo de paz e tranquilidade. Um novo tempo de renovar a fé, de acreditar na educação evangelizadora. Um tempo de paz. Obrigada, Senhor!


Professora Gisele Gaspar e Irmã Olmira B. Dassoler - Colégio e Faculdade Sant'Ana


Encontro On-line de Educadores das Servas do Espírito Santo




61 visualizações

Colegio Sant'Ana

Rua: Sen. Pinheiro Machado, 189 

Centro - Ponta Grossa - Paraná

CEP 84010-310

Fale Com a Gente!

(42) 3224-0301

(42) 3122-0472

secretaria@santanapg.com.br

Direção

Missionárias Servas

do Espírito Santo

www.mssps.org.br

Rede de Ensino

Associação Missionária de Beneficência

conheça a rede

© 2019 | Todos os Direitos Reservados | Colégio e Faculdade Sant'Ana | Ponta Grossa - Paraná