Buscar
  • ColégioSant'Ana

Colégio Sant’Ana ganha hotsite para receber histórias de ex-alunos


O Colégio Sant'Ana ganhou um hotsite para receber histórias de alunos e ex-alunos que fizeram parte da instituição. A ideia dessa iniciativa é mostrar como instituição de ensino, presente no município há mais de um século, faz parte da história de cada ponta-grossense. Os registros podem ser enviados por texto, foto ou vídeo, dando a liberdade para que aqueles que passaram pelo Sant’Ana possam contar, resumidamente, sua história dentro do colégio. O conteúdo pode ser enviado através de um formulário no endereço http://www.fazpartedasuahistoria.com.br.

“Desde 1905, centenas de pessoas, anônimas e conhecidas, sentaram-se nessas carteiras. A educação evoluiu, a tecnologia transformou o jeito de ensinar. Mas o amor e cuidado com que o Colégio Sant'Ana abraça cada um de seus alunos permanece o mesmo: ontem, hoje e sempre”, afirma a diretora da instituição, Irmã Maria Aluísia Rhoden.

Os registros enviados pelos alunos e ex-alunos serão guardados em um acerto virtual para que, posteriormente, todos tenham acesso e conheçam a trajetória da família Sant'Ana.

Matrículas para o próximo ano letivo

Através do hotsite http://www.fazpartedasuahistoria.com.br os interessados também podem garantir a sua matrícula para o ano 2022. De acordo com a Irmã Maria Aluísia Rhoden, diretora do Colégio Sant’Ana, a instituição está se preparando para receber com muito carinho os novos alunos. “Quando você entra no Sant’Ana, você é tratado com muito respeito. Gostamos de fazer as pessoas se sentirem acolhidas, com uma conversa olho no olho”, conta. Ela acredita que esse diálogo aberto faz com que os pais se sintam mais à vontade em confiar a educação dos seus filhos à escola. “Esse é um dos principais fatores que faz o Sant’Ana ser o que ele é hoje. O sentimento de acolhimento incentiva muitas pessoas matriculem seus filhos”, reforça.

Mais de um século de história

Em março deste ano, o Colégio Sant’Ana completou 116 anos de história em Ponta Grossa. A escola mantida pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo foi a primeira instituição de ensino privado a se estabelecer na cidade e se tornou referência na educação baseada em valores cristãos. Tudo começou em 1905 com a chegada das Irmãs Regina, Suitberta e Dionísia da Congregação Missionárias Servas do Espírito Santo. Elas assumiram a direção da antiga Escola Paroquial e passaram a se dedicar ao ensino das crianças. Nascia ali o Colégio Sant’Ana e com ele um modelo de educação pioneiro na cidade.

Neste período, os meninos frequentavam uma escola especial dirigida pelos Padres da Sociedade do Verbo Divino, então Irmãs Servas do Espírito Santo ficaram responsáveis pela educação das meninas. Em 1965, a instituição passou a permitir que meninos também estudassem lá, porém apenas até a 5° série. Nos anos seguintes, a inserção dos meninos se expandiu para todas as turmas. O colégio se tornou cobiçado na época e muitas pessoas de renome da cidade e do estado estudaram no Sant’Ana.

“A dedicação, o esforço e a vontade das Irmãs em crescer construindo o Reino de Deus por meio da Educação fizeram com que houvesse uma progressiva expansão com um ensino aprimorado e sólido”, relata Irmã Maria Aluísia. Para ela, o Colégio Sant’Ana é um marco na história da educação em Ponta Grossa e cresceu junto com a cidade. “A vocação de ser professora, educadora e missionária me motiva a levantar todos os dias da cama e trabalhar com a educação de jovens e crianças”, afirma sem esconder o orgulho da instituição.

Estrutura física diferenciada para os alunos

Em todos esses anos de atuação, o Colégio Sant’Ana passou por inúmeras reformas estruturais nas suas instalações para garantir o bem-estar dos alunos e a qualidade do ensino. A infraestrutura também foi ampliada e atualmente conta com um moderno complexo esportivo (ginásio de esportes, piscina térmica semi-olímpica, academia, pista de atletismo e campo de futebol suíço-sintético), playground, prédio da banda marcial, biblioteca, laboratórios de informática, ônibus para o transporte dos alunos e sede campestre, localizada no Jardim Paraíso.

Atuação em comunidades carentes é um dos diferenciais do Colégio Sant’Ana

De acordo com a Irmã Maria Aluísia, a ação social é uma das marcas do Colégio Sant’Ana. “Desde a nossa fundação, nós sempre pensamos em formas de oferecer oportunidades para as pessoas mais carentes oferecendo ensino gratuito e de qualidade para as famílias que mais precisam”, destaca. Ela cita como exemplos a atuação no Centro de Educação Infantil Sant'Ana - Vila Clóris e na Escola Arnaldo Janssen - Sant´Ana - Ensino Fundamental.

Diversos níveis de ensino para todas a faixas etárias

O Colégio Sant’Ana oferece Educação Infantil para crianças de 11 meses a cinco anos, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos também podem optar pelos cursos técnicos em Informática, Análises Clínicas, Administração e Formação de Docentes (formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental), concomitantes ao Ensino Médio.

(BOX) Documentos para a matrícula

Confira os documentos para realizar a matrícula de novos alunos:

- 1 foto ¾ do aluno

- Cópia do RG e CPF do aluno

- Cópia da certidão de nascimento

- Cópia da carteira de vacinação

- Histórico escolar do colégio anterior

- Cópia da carteira do RG e CPF dos pais

- Cópia do comprovante de endereço

Serviço

O Colégio Sant’Ana fica na Rua Sen. Pinheiro Machado, 189 – Centro. O telefone para agendamento é o (42) 3224-0301. Matéria na integra em: http://comvcportal.com.br/noticia/3527/colegio-santrana-ganha-hotsite-para-receber-historias-de-ex-alunos

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo