top of page
Buscar
  • Foto do escritorColégioSant'Ana

A contribuição do Jornalismo Educacional na vida Escolar


O ambiente escolar é um universo de informações, práticas pedagógicas e saberes que não pode ficar restrito à sala de aula. Neste cenário, o jornalista é um dos responsáveis por apurar os acontecimentos, atribuindo significância ao que é produzido por estudantes e professores, além de contribuir na implementação de variadas possibilidades comunicativas.


Para muitas pessoas, o lugar natural de um jornalista seria em um jornal impresso, revista, rádio, televisão, podcast, ou em um canal de notícias na internet. Porém, o jornalismo educacional tem um amplo campo de trabalho, que permite abordar o que acontece na vida escolar e os desafios que surgem na educação, dando voz aos protagonistas deste contexto, que são: alunos, educadores, equipe pedagógica, direção, especialistas e as famílias dos estudantes.

O papel do jornalista é apurar fatos, realidades sociais e informações de interesse público, divulgando aquilo que têm relevância na atualidade para conhecimento da sociedade. Este conceito é válido tanto para quem produz notícias em qualquer veículo de comunicação no mundo, quanto para quem atua dentro de uma escola.


Em cada entrevista que faz, o jornalista não coleta apenas informações. Ele é um mediador entre os indivíduos, estabelecendo conexão entre os protagonistas da notícia e o público a fim de valorizar as conquistas educacionais, científicas, culturais, artísticas e esportivas que acontecem na escola.


Nas instituições de ensino das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, os comunicadores são inspirados por Santo Arnaldo Janssen, fundador da congregação das MSSpS. Consciente da importância dos meios de comunicação social, ele abriu uma tipografia para impressão de revistas a fim de atrair vocações e meios econômicos que contribuíssem para a animação missionária nos países de língua alemã.


Seguindo o exemplo de Santo Arnaldo Janssen, os comunicadores da rede de ensino SSpS colocam seus dons ao serviço de produção e distribuição da informação por meio de formatos impressos, audiovisual, digital e novas possibilidades comunicativas que venham a surgir.



Marcos Vinícius Merker

Jornalista no Colégio Espírito Santo, Canoas/RS


144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page